31
jul

Seguro Viagem

Christian Matos 1 comment

Quando pergunto se um amigo ou parente estão fazendo seguro para suas viagens geralmente escuto uma destas opções: “Não estou” ou “meu cartão de crédito tem seguro”. Esse post resume um pouco sobre o tema.

O que são os Seguros de Viagem?

São produtos feitos especificamente para pessoas em viagem, seja a lazer ou a trabalho, que abrangem diversos tipos de serviços. Além dos seguros relacionados à saúde, a maioria também oferece o que chamam de Assistência de Viagens. Dentre os mais importantes benefícios destaco:

  • Seguro de saúde
  • Seguro odontológico
  • Gastos com medicamentos
  • Traslado médico
  • Perda e/ou atraso com bagagens
  • Orientação jurídica
  • Outros

É normal que solicitem o contato antes de qualquer gasto, para fim de abertura de sinistro. A exceção, claro, são urgências, quando não há tempo hábil de se fazer o contato prévio. Nestes casos se deve fazer contato o quanto antes. Quando acionadas previamente, geralmente o pagamento será feito pelas seguradoras diretamente ao fornecedor, sem a necessidade de desembolso do segurado para solicitação de reembolso.

Além de você conseguir fazer um seguro de quantias bastante elevadas (muitos oferecem acima de 1 milhão de dólares), você ainda pode contar com todo o serviço de identificação de fornecedores de serviço (como médicos, hospitais e dentistas, por exemplo), mais próximos de sua localidade. Eu estava em Los Angeles com voo no dia seguinte para Tóquio, quando perdi o bloco de um dente. Entrei em contato com a seguradora (neste caso, Assist-Card), que definiu não haver mais tempo de se resolver a questão nos EUA. Eu lhes passei todas as informações e ao chegar em meu hotel em Tóquio já tinham tudo preparado para mim na recepção: uma pasta com a confirmação de consulta marcada, endereço, telefone, mapa, etc. Pagaram tudo diretamente, até mesmo o táxi que me levou ao dentista. As seguradoras, em sua maioria, também cobrem gastos com medicamentos prescritos durante a viagem.

Eu já fiz seguro com as seguintes empresas – e lhes dou alguns detalhes:

Assist-Card – Já há muitos anos o seguro que mais adquiro. Sempre fui excepcionalmente bem atendido e nunca tive problemas para receber os reembolsos. Compro diretamente a partir do site e procuro por promoções, que estão quase sempre à disposição.

https://www.assistcard.com/br

Allianz / Mondial Assistance – Eu já fiz o seguro, mas nunca o utilizei. Uma pessoa de minha família utilizou e foi muito bem atendida. Ao retornar ao Brasil, teve o reembolso resolvido em pouco tempo e sem grande burocracia. Oferece seguro, com taxas e políticas diferenciadas para segurados entre 71 e 85 anos de idade. É comum oferecer descontos diretos ou através de cupons.

https://www.allianz-assistance.com.br/

World Nomads – Muito famoso em todo o mundo, especialmente entre viajantes de aventura, oferecia até 2016 um valor segurado fantástico por ótimo preço. Em 2017, para residentes do Brasil, passou a ser garantido por uma seguradora local (apesar de multinacional). Depois disso, o valor segurado diminuiu, e muito, e o preço aumentou. Já comprei, porém nunca utilizei (o que claro é positivo para mim). É bastante elogiado por quem conheço que já o utilizou. Seguros somente para pessoas de até 69 anos de idade.

Tente usar este cupom ao fazer sua cotação – ESCAPE17

https://www.worldnomads.com/

 

Observações importantes:

Observe qual a política do seguro escolhido para doenças pré-existentes, caso estas existam em algum dos segurados.

Observe que nem todos os fornecedores oferecem produtos para pessoas da terceira idade – políticas e idades limite são variadas.

Alguns planos de seguro no Brasil incluem seguros internacionais. Verifique com a sua operadora se têm este benefício e quais são os valores segurados.

 

Seguros de Cartões de Crédito

Alguns cartões de crédito oferecem benefícios para viajantes. Quais são estes benefícios e se eles realmente cobrem de forma segura os possíveis gastos que você possa ter durante uma viagem, devem ser pontos cuidadosamente analisados.

Alguns cartões, por exemplo, cobrem apenas até 25 mil dólares – ou 30 mil Euros para viagens à Europa, a fim de cobrir  a exigência do tratado de Schengen. Outros produtos, como cartões Platinum, Infinite ou Black, cobrem entre 50 e 100 mil dólares. Se imaginar que uma apendicite pode custar até 50 mil dólares nos EUA, verá que o valor coberto não é tão alto assim. Uma vantagem é que o valor segurado se estende à cônjuge e dependentes. Não se esqueça que para valer o seguro você deve comprar as passagens com o seu cartão de crédito, por isso dê preferência para utilizar aquele que oferece os melhores valores de seguro. Se vai praticar algum esporte como esqui, por exemplo, o cuidado deve ser ainda maior. Conheço pessoa que sofreu acidente no estado do Colorado e os gastos ultrapassaram 200 mil dólares – o cartão de crédito pagou somente US$25 mil.

Normalmente os seguros de cartão de crédito contam também com uma burocracia muito maior para a solicitação de reembolso, quando comparados com os seguros de viagem.

Importante: as principais bandeiras de Cartão de Crédito estão exigindo que sejam emitidas apólices dos seguros para a sua viagem. Estas apólices também são importantes para que sejam apresentadas na imigração de determinados países ou locadoras de veículos. Seguem os links para que você conheça melhor esta política e como realizá-la.

Visa – http://bit.ly/2ls0zFH

Mastercard – http://bit.ly/2uSsthN

Eu, pessoalmente, sugiro que seja feito o seguro de viagem, principalmente se você vai para os Estados Unidos ou Canadá, onde o custo de saúde é muito alto. Eu geralmente utilizo apenas o seguro do cartão se estou pela América do Sul.

Algum comentário ou dúvida, colabore com o site!

Christian MatosConsultor de Viagens

THERE ARE 1 COMMENT ON THIS POST

Rachel
Responder

Muito interessante!

Deixe uma resposta